quarta-feira, 6 de abril de 2011

SINAIS DO REINO






O grupo que se reúne em nome de Cristo e o tem em seu meio, deve sentir - nesse ambiente de comunhão, mesmo que não seja num contexto de igreja (construção) - o seu coração arder. Apesar de ser algo subjetivo, esse arder do coração traz a sensação de prazer, de alegria, de preenchimento do vazio...

Ansiamos falar nessa mensagem, que será a primeira de uma série, o que sinaliza o Reino de Deus. Não temos a menor pretensão de discorrer, muito menos de afirmar algo, sobre os presentes desastres que atualmente têm ocorrido no planeta. Não faz parte dessa série também tentar conceituar Reino de Deus. Contudo, nosso intuito é mostrar algumas práticas que os seguidores de Jesus podem desenvolver, de tal forma, que as pessoas notem que existe a presença de Deus em nossas vidas, em nossas comunidades, em nossas igrejas, em nosso círculo de amigos, em nosso lar etc. Creio que há algumas coisas em nosso viver que podem evidenciar claramente que o Reino de Deus chegou para nós, ou seja, de forma mais simplória, que Deus está em nosso meio; e a primeira delas, sobre a qual pretendo falar, é a comunhão.
Qual o significado da palavra comunhão? Participação comum em crenças, interesses, idéias; conjunto daqueles que comungam os mesmos ideais, crenças ou opiniões; comunidade. (Dic. Aurélio)
Por que podemos afirmar que a comunhão com Cristo e com o próximo evidencia o Reino de Deus?
1. Comunhão
=> O povo é chamado a ela (I Coríntios 1:9)
"Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor."
O apóstolo Paulo retorna ao princípio. Este Deus fiel chamou os cristãos coríntios à comunhão de seu filho Jesus Cristo nosso Senhor. As palavras introdutórias desta epístola lembram-nos que a posição do apóstolo se devia ao chamamento divino. Com isso, é possível constatar que há um chamado para todo crente, a saber, um chamado à comunhão.
É porque Deus o chamou e não por causa de sua própria iniciativa que ele se tornou um cristão. De modo semelhante, é porque Deus nos chamou que necessitamos de viver em comunhão, com o Cristo e com aqueles que entregaram as suas vidas a ele. O chamamento à comunhão tem como motivação também sinalizar o Reino de Deus, isto é, fazer com que as pessoas que não caminham com Jesus possam contemplar tal comunhão e notarem Deus nela, almejando, portanto, viver esse ambiente composto por indivíduos que, apesar de serem diferentes, possuem algo infinitamente maior pelo qual convém viver em união.
2. Comunhão
=> Faz arder o coração (Lucas 24:32)
"Perguntaram-se um ao outro: Não estava queimando o nosso coração, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?"
O reconhecimento de que era o Senhor com quem andaram explicou-lhes o que lhes tinha acontecido na viagem. Lembravam-se como lhes tinha ardido o coração. Claramente, a exposição de Jesus os comovera profundamente.
O grupo que se reúne em nome de Cristo e o tem em seu meio, deve sentir - nesse ambiente de comunhão, mesmo que não seja num contexto de igreja (construção) - o seu coração arder. Apesar de ser algo subjetivo, esse arder do coração traz a sensação de prazer, de alegria, de preenchimento do vazio que por vezes fora supostamente preenchido erroneamente. É aquele sentimento maravilhosamente inexplicável que nos enche o coração e nos desperta o desejo de vivenciá-lo sempre. Seu coração arde, desejoso de estar em comunhão, seja com Jesus ou com os irmãos?
3. Comunhão
=> Deixa marca na vida (Atos 4:13)
"Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus."
O que impressionou o tribunal nas observações foi a sua intrepidez em pronunciá-las. O comportamento integral de Pedro e João foi de confiança e coragem sem rodeios que os capacitou a falar diante de um auditório que, decerto, era de inspirar medo. Contudo, por ocasião da ousadia e autoridade com que o fizeram, deixaram os presentes boquiabertos. Aquela atitude dos apóstolos marcou a vida dos que ali estavam.
A comunhão genuína com Cristo e com o povo que com ele caminha, deixa marcas significantes - obviamente no sentido positivo - na vida daqueles que a contemplam. As pessoas estão observando a sua comunhão com Jesus e com as pessoas que o professam como Senhor e Salvador de suas vidas. A pergunta que eu faço, portanto, é: Essa comunhão tem marcado as suas vidas de modo que elas têm sentido desejo de fazer parte da família de Deus e de submeter-se ao Cristo?Caso responda que não, você pode estar deixando marcas negativas, isto é, causando naqueles que te observam uma repulsa por Jesus e por aqueles que o seguem. Pense nisso!
Deus os abençoe.
Pastor Renato (1ª Igreja Evangélica Irmãos Menonitas do Jabaquara).