sábado, 26 de fevereiro de 2011

A CRIANÇA E O CULTO CRISTÃO









A participação da criança no culto cristão é de suma importância para o seu desenvolvimento espiritual. Aos pais cabe ensiná-la à tomar parte no programa e à tirar o máximo proveito de tudo.




A criança que participa do culto cristão agrada a Deus e se beneficia; certamente ela terá prazer em estar na Casa de Deus. Infelizmente são poucos os pais que se conscientizam desta realidade e orientam seus filhos, desde cedo, a tomarem parte ativa no culto.


É comum vermos crianças em idade escolar sem qualquer motivação para o programa de adoração na igreja. Elas se movimentam, falam alto, brincam e fazem outras atividades, menos cultuar ao Senhor..


Os pais alegam que o programa é para adultos, mas se a criança participar dos cânticos, da leitura bíblica e das orações (acompanhando-as com reverência), sentir-se-á integrada e não desejará perder os cultos. Ordens, reprimendas, exigências ou castigos, de pouco valor serão para a integração da criança no culto, que deve ser espontâneo e racional, uma oferta agradável a Deus. É no lar que os pais poderão conversar sobre o que é o culto. Cultuar é adorar e o nosso Deus é merecedor de nossa adoração. Cada parte do culto deve ser explicada à criança: os hinos, as orações, a oferta e a mensagem. Uma pessoa sem orientação se sente perdida, sem interesse, e para a criança é muito difícil suportar uma hora (e às vezes mais) sobre um assunto desconhecido. Os professores podem orientar seus alunos a participarem da seguinte forma: segurando a Bíblia durante a leitura, colocando a oferta no gazofilácio . A criança deve ser orientada sobre a oração pública durante o culto para dela participar racionalmente. Quando a equipe de louvor estiver ministrando, ajude-a a observar a letra do cântico. Encoraje a criança a observar cada parte do culto e como cada pessoa tem uma função importante. Ensine-lhe: - Você poderá participar hoje com a sua observação, pensando que tudo é feito para agradar a Deus. Preste bem atenção agora e você descobrirá como poderá servir ao Senhor em Sua casa, quando você crê..

Nenhum comentário:

Postar um comentário